Atualize seu navegador!
Adaptação Escolar: Um período importante na vida dos filhos

 Adaptação Escolar: Um período importante na vida dos filhos 

O ingresso de uma criança na escola é um período que exige muito cuidado dos pais, principalmente nos primeiros dias, pois poderá determinar as primeiras impressões e a relação que essa criança estabelecerá futuramente com o contexto escolar. Sabemos que a escola representa as primeiras interações, mudanças de rotina, convivência com pessoas desconhecidas, etc. O novo se apresenta diante da criança. As mudanças normalmente causam desconforto até que nos acostumemos a elas, e isso ocorre com todos: adultos e crianças.
      A experiência de começar a freqüentar a escola apresenta-se para a criança como oportunidade para exercitar suas aprendizagens adquiridas no grupo familiar, suas habilidades, valores, capacidade de compartilhar e interagir com colegas e professores. É perfeitamente compreensível que necessite de um tempo para acostumar-se. O período de adaptação é indicado tanto para a criança como para os pais se acostumarem com essa nova etapa que se inicia, afinal são mudanças significativas na rotina da família. Esse novo espaço possui regras e combinações próprias que podem revelar a estrutura emocional, indicando sua capacidade de lidar com situações de conflito e frustrações que poderão surgir.
               Contudo, esse período pode se desenrolar com tranqüilidade, se os pais compartilharam a escolha da escola e sua metodologia, conheceram os profissionais e os projetos pedagógicos e recreativos, espaço físico, ambientes e recursos diferenciados (de acordo com a faixa etária e escolaridade) que serão oferecidos à criança, estando em consenso e satisfeitos com a escolha.
           É importante que os pais demonstrem segurança e que falem para os filhos sobre o local, seu funcionamento, sobre as pessoas que ficarão com ela, procurando não fantasiar ou omitir informações, respeitando sempre a idade e nível de entendimento da criança. Os pais representam a primeira referência para seus filhos e se demonstrarem sentimentos de nervosismo, insegurança, dúvidas, a criança perceberá e poderá dificultar esse período de adaptação.
             Um dos facilitadores desse processo de adaptação é a presença dos pais na escola nesse período inicial, de modo gradativo até a criança sentir-se integrada à nova rotina escolar. Mais uma vez vale lembrar que os pais devem demonstrar tranqüilidade nesse período e, se surgirem dúvidas ou questionamentos, procurar falar em outro momento com os professores ou cuidadores, evitando comentários que possam transmitir insegurança à criança.

                             

                             

                            Rogéria Leal Renz – Psicóloga do NAP (Núcleo de Atendimento Psicológico)

                                                            e nossa professora, atuando na Escola Especial e no CAE até 2012.  

Conteúdo relacionado