Atualize seu navegador!
Histórico da APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sapiranga surgiu pela iniciativa do casal Edbert Francisco Ely e dona Erna Pires Ely, na época, 1979, casal presidente do Lions Clube de nossa cidade.

Em 07 de maio de 1979, fez-se a primeira reunião para a criação da Instituição APAE. Logo após foi feito uma pesquisa sobre a necessidade de se ter uma APAE na cidade de Sapiranga. Pessoas da comunidade se mobilizaram para cadastrar crianças que se beneficiariam com essa iniciativa.

Após, o casal foi buscar parcerias em outros municípios, para obter informações sobre como iniciariam esse trabalho e qual seria a proposta para esses alunos. Vários palestrantes vieram à cidade para esclarecimentos.
O Executivo Municipal, na época, apoiou a iniciativa e cedeu em regime de comodato a primeira sede da APAE, um chalé situado na Rua Duque de Caxias nº 38, que foi adaptado para esse fim.

A partir daí iniciou-se a seleção do pessoal para trabalhar. A primeira turma da Escola Especial contava com 15 alunos. A Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, cedeu  duas professoras e cursos de capacitação para que estes profissionais pudessem atender os alunos com necessidades especiais.

     

     

Nosso casal fundador buscou apoio junto aos empresários da região e comunidade em geral para conseguir recursos e em 25 de julho de 1979 foi fundada a Instituição APAE de Sapiranga. Mas foi a partir de 10/07/1987 que sua autorização de funcionamento deu-se conforme os Pareceres nº 68/87 e 160/87 da Secretaria Estadual de Educação, sob a jurisdição da 2ª Delegacia Estadual de Educação de São Leopoldo, como Escola Especial de 1º Grau Incompleto Recanto Esperança. 

Com a ajuda dos empresários da região e da Prefeitura Municipal, o prédio passou por diversas reformas.
Até 1995 nossa sede estava bem diferente, mas, apesar de ter recebido reformas e melhorias, com o passar do tempo não comportou mais a demanda de alunos, projetos e outras necessidades do corpo discente, docente e clínico.

       

       

A partir de 01/09/1998 a designação da escola passou a ser Escola de Educação Especial Recanto Esperança e em 28/11/2003 passou a funcionar na nova sede, situada à Rua João Luderitz, nº 319, no bairro Centenário no Município de Sapiranga, segundo termo de permissão da 2ª CRE/SL. Esta sede é a que estamos até hoje:

No ano de 2017, atendemos 175 pessoas com necessidades especiais em nossa sede própria, em novo endereço inaugurado em 2002. Temos um trabalho reconhecido pela comunidade que nos apoia nos eventos realizados pela Instituição.
Nossa equipe de trabalho é formada por profissionais que acreditam no trabalho que realizam. Contamos com diversos profissionais nas áreas pedagógica e técnica, além de voluntários. Temos alunos incluídos nas três redes de ensino do nosso Município e outros empregados nas empresas da região.

Abaixo, as fotos de nossos fundadores ao participarem de um projeto realizado em nossa escola no ano de 2012.

  

Além da Escola de Educação Especial funcionam no mesmo prédio a clínica da APAE com atendimentos de fonoaudiologia, neurologia, assistência social, fisioterapia e estimulação precoce e o CAE (Centro de Atendimento Especializado), que atende os alunos das redes municipal, estadual e particular no contra turno escolar. 
A senhora Erna Pires Ely faleceu em 11 de fevereiro de 2017 aos 89 anos de idade.

Conteúdo relacionado